Oficialmente, a manifestação foi dada como terminada às 21h40, mas milhares de polícias mantiveram-se à frente do Parlamento durante mais algum tempo. O INEM teve de assistir dez pessoas - seis polícias em serviço e quatro manifestantes. Foram detidos para identificação dois manifestantes.

Os polícias ainda não são robôs, têm vida e essa vida tem de ser vivida com dignidade.

No dia 6, os profissionais das diversas polícias manifestaram o seu desagrado com as políticas do Governo que têm consequências nefastas na vida dos polícias.

O Governo tem de olhar para o interior das polícias com realismo, tem de olhar para os problemas socioprofissionais com a sensibilidade que merecem. Os polícias ainda não são robôs, têm vida e essa vida tem de ser vivida com a dignidade que um cidadão com responsabilidade de representação do Estado na área da segurança tem de ter.

Quando os Governos desvalorizam os problemas destes cidadãos/polícias vestidos desta autoridade e missão, estão a destruir mais um pouco da nossa sociedade, em suma, do nosso Estado. É isto que os polícias não podem aceitar, porque fragilizar a vida de um polícia é fragilizar a segurança de todos.

César Nogueira, da Associação dos Profissionais da Guarda, contabiliza entre "19 e 20 mil manifestantes", dados que diz ter confirmado junto da força policial que garantia a segurança do Parlamento. São números que vão ao encontro dos que a organização da manifestação antecipava. "Contávamos com mais participantes do que no protesto de Novembro. Tivemos quase o dobro".

A manifestação foi muito participada com toda a responsabilidade, porque existem razões concretas e são essas razões que não queremos perder, mas exigimos respostas. É isto que os polícias querem saber, como e quando o Governo resolve os problemas e que projetos tem para o futuro.

Paulo Rodrigues: “Queremos que esta manifestação tenha impacto. Tem de ter consequências [políticas]”

Os polícias, como patriotas que são, cantaram "A Portuguesa" com alma e coração. Todos nós esperamos respeito, todos nós esperamos respostas.

Partilhar este artigo?

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Comentar

Código de segurança
Atualizar