pdfPolícia Marítima precisa de 1800 a 2000 efetivos

Polícia Marítima necessita de dois mil efetivos para ser eficaz

Associação sindical diz que garantir a segurança de 1800 quilómetros da orla costeira não é possível com os atuais 513 profissionais

A Polícia Marítima necessita de cerca de dois mil efetivos para garantir com eficácia a segurança da orla costeira nacional num total de 1800 quilómetros, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, numa altura em que dispõe de um quadro de efetivos de apenas 513 profissionais. O alerta foi l ançado ao DN pelo presidente da Direção Nacional da Associação Sócio Prof i ssional da Polícia Marítima, Miguel Soares.

No Algarve, de Lagos a Vila Real de Santo António, existem perto de 90 efetivos. Após referir que “às reduções diretas e indiretas” em termos salariais, “somam- se as infindáveis jornadas de trabalho”, o dirigente sindical avisou que “com o aumento da carga horária, fruto de um exíguo quadro de efetivos face ao aumento das atividades náuticas, turísticas e balneares reduzem- se os períodos de descanso dos profissionais, com consequências ao nível biológico, familiar e social”. E acrescentou: “A este quadro emocional soma- se a desmotivação. E vencer a desmotivação é também uma ambição desta estrutura de representação coletiva, sendo para isso essencial o reconhecimento da sua capacidade negocial.”

Continua... (ver notícia)